1 de julho de 2008

Paradoxo entre a riqueza natural e a miséria humana.

Isabel dos Santos, 34 anos. Licenciada em engenharia informática em Londres, dona de uma colossal fortuna. Nasceu na URSS da relação do pai com uma mulher do Azerbaijão, quando este aí estudava engenharia de hidrocarbonetos. Em Angola controla a maior operadora de telecomunicações, “oferecida” pelo pai. Reparte com o empresário português Américo Amorim o controle do Banco Internacional de Crédito. Controla a petrolífera angolana. Tem grande presença no Banco Africano de Investimentos, em empresas de diamantes e petrolíferas. Controla todos os grandes negócios em Angola. Tem interesses económicos em muitas empresas em todo o mundo. É accionista de referência na Galp, na Portugal Telecom, Grupo Espírito Santo, Grupo Amorim, entre outros. O seu pai é o cleptocrático ditador José Eduardo dos Santos, Presidente de um dos países mais corruptos do mundo onde milhões de naturais, em especial as crianças vivem na miséria e passam fome. Mais de 80 por cento dos Angolanos vive com menos de 1,5 € por dia sendo considerado o país com menor índice de desenvolvimento humano, simultaneamente com um dos maiores crescimentos económicos do mundo. Foi eleito em 1992 numas eleições consideradas uma farsa pelos observadores internacionais tendo dado origem a Guerra Civil Angolana que só terminou em 2002 com o falecimento de Jonas Savimbi. Em Setembro próximo haverá novas eleições mas certamente ficará tudo na mesma. O marido de Isabel, Sindika Dokolo, empresário congolês é um dos nove membros do conselho de administração da Amorim Energia, "holding" sedeada na Holanda e que controla um terço do capital da petrolífera Galp Energia. Recentemente Isabel e Amorim entraram no capital da Nova Cimangola, através da empresa Ciminvest e em substituição da Cimpor, que saiu deste mercado em ruptura com as autoridades angolanas. O Grupo Espírito Santo opera em Angola através da Escom, empresa que actua em áreas como diamantes, aviação, pescas, imobiliário e agricultura. Isabel é talvez a que tem mais peso nos cerca de 200 membros da Futungo, organização de caracter familiar ao estilo da Máfia que delapida o estado anualmente em cerca de 2 biliões de euros. POBRE POVO ANGOLANO... zct
Curiosidades: Durão Barroso é um amigo da família. Recentemente esteve no casamento da irmã mais nova de Isabel dos Santos.
Algumas das empresas onde Isabel dos Santos detém interesses:
BIC - Banco Internacional de Crédito, o quarto maior do país - Isabel 25% e Amorim 25%
BAI - Banco Africano de Investimento (17,5% da Sonangol)
BESA - GRUPO Espírito Santo - Isabel tem 20% do capital
GENICIMANGOL - cimentos - participações de Isabel e Amorim através da Ciminvest
SAGRIPEK - sociedade de agro-pecuária de um ex-traficante de armas russo (Isabel é sócia)
TERRA VERDE - empreendimento agricola que abastece Luanda (apoio do russo Gaydamak, um empresàrio impoluto que fez fortuna de diversas formas ilegais, entre as quais o tràfico de armas para Angola.)
IDUNA - especializada em mobiliário de escritório com unidade de produção em Luanda (Isabel 25%)
UNITEL (empresa de telecomunicações angolana) - Isabel 25% e grupo PT também com 25%
SONANGOL - É a companhia que gere os recursos hidrocarbonetos em terra e no offshore é o maior grupo empresarial de Angola, gerido por Manuel Vicente, um dos delfins de dos Santos . É o maior accionista do Millenium BCP (9,96%) e está acordado ficar com 49,9% do Millenium Angola via Unitel. Diz-se que Vicente é o potencial sucessor de dos Santos
GALP - Américo Amorim e Isabel dos Santos também são sócios desta empresa e Manuel Vicente é administrador não executivo
GREEN CYBER - biorefinaria a construir em Sines
TAIS - Trans Africa Investment Services - Diamantes
ASCORP - (Angola Selling Corporation) - accionista
ADC - Angola Diamond Corporation detida pelo empresário Noé Baltazar e Isabel dos Santos
SODIAM / LKI - Sociedade de Comercialização de Diamantes de Angola (israelitas)
GRUPO LEV LEVIEV (Angola Polishing Diamonds SA) com Lev um russo-israelita
ENDIAMA - 5º maior produtor mundial de diamantes em 2007
OMSI - Odebrecht Mining Service Inc. - brasileiros
Fontes / Links:
"Isabel dos Santos" Publico Economia 20.07.2007, JE, DE, Expresso
http://www.pacweb.org/ (PAC)
http://www.cuango.net/ (Cuango)

7 Comentários:

Blogger Ana Maria B disse...

Estás a ver que espertinha? E só é um ano mais velha que a mimha Sílvia...

03/07/08, 18:44  
Blogger zecarlosteixeira . disse...

Espero não ter percebido mal... Suponho que não gostarias de ter uma filha assim... Ou gostavas?

03/07/08, 19:46  
Anonymous Anónimo disse...

Parabens. E' muito raro ver um relato veridico e real como o seu.
Apenas quem morou em Angola e assistiu de perto o sofrimento daquele povo, consegue ver a gravidade da situacao. E sabemos que o mundo fecha os olhos para esta realidade por ser aquele pais produtor de petroleo. E ainda nao conseguimos entender o que esta senhora vai fazer com tanto dinheiro.
Solange Ovian

30/04/09, 13:59  
Anonymous mário disse...

ainda haverá alguem, serio, que consiga criticar o que se passou antes do 25 de Abril, ao ler e ver o que este Poder obscuro e sem escrúpulos anda a fazer a esta gente que morre de tudo.
A certa altura os tais da União Nacional, diziam que os africanos não estavam preparados para serem independentes e a seguir tiveram uma guerra civil de 30 anos.Aquando da entrada de Portugal na Comunidade Europeia, Drº.Mário So ares e o Drº.Ca vaco votaram por nós, dizendo que não estavamos preparados para votar num referendo.
E estes são os tais democratas que hoje estão no Poder.

21/05/09, 15:09  
Anonymous Osvaldo Teixeira disse...

O que é que esta Isabel fez para ter tanto assim,o nosso povo sobre em todo os sentidos, fome, pobresa, muitas descriminação ainda neste pais o que isso tudo só passa mas de um roubo ou desvios dos fundos pública...
Angola abrem os olhos olha a hora esta. Osvaldo Teixeira.

09/05/11, 11:29  
Anonymous Anónimo disse...

isabel ,vai pro caralho voce e seu pai gatuno

29/06/11, 16:01  
Anonymous Anónimo disse...

realmente é vergonhoso, como é que uma jovem enriquece tão repentinamente, sem ter sido por herança, porque os pais eram pobres. ela que nos ensine os truques, porque todos nós estamos a precisar de ganhar de dinheiro.
é estranho e bizarro............

21/06/12, 13:09  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial