19 de maio de 2008

FOME e suicídio

Esta foto trouxe projecção mundial a Kevin Carter, fotógrafo sul-africano, concedendo-lhe o prémio Pullitzer de 1994 para melhor fotografia. Mas também acabou por levá-lo ao suicídio. Carter tirou a fotografia no Sudão, quando foi fotografar a imensa tragédia da fome causada pela guerra civil. Nas planícies desérticas Carter deparou-se com uma menina, que rastejava, enquanto era observada por um abutre. Kevin tirou a foto, enxotou o abutre e partiu com outros jornalistas em busca de novas fotos. Não se sabe o que aconteceu à menina, abandonada à sua sorte, mas julgando pela sua condição e sabendo que milhares morreram à fome no Sudão naquela altura, não é difícil imaginar o seu destino. O posterior peso na consciência, aumentado pela popularidade trazida pela imagem e pela curiosidade mundial em saber o "porquê" da escolha de ser observador e não salvador, provou ser pesado demais para Kevin Carter. Este é um extrato da carta de despedida: “I’m haunted by the memories of the murder, of the corpses, of the rage, of the pain …, of starving and wounded children …The pain of life surmounts the joy to an extent that no joy exists anymore…”
zct

2 Comentários:

Blogger Ana Maria B disse...

Esta post deixou o meu coração muito apertadinho, é tão confrangedor, tão triste pensar que isto é assim. Como é que nós podemos ter prazer em viver sabendo que isto acontece?
Fico muito amargurada, angustiada, triste. Tento pensar que posso ajudar os que estão perto de mim, mas não me consola...

24/05/08, 19:36  
Blogger Nádia disse...

Esse post deixou-me sem palavras, conhecia a foto mas desconhecia a história por detrás destta.... deixou-me triste

26/08/08, 21:11  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial